sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Feliz Ano Novo?

- As estrelas cintilam no céu declarando o nascimento de um novo ano. Dentro de mim, não sei se é isto o que sinto. Marcas profundas permanecem atingindo o meu peito e o meu coração (ah! este reclamão...) não vive mais de esperanças.
Não sei se ainda tenho a capacidade de ditar regras ou de escolher entre "isto ou aquilo". Agora já me compliquei demais. Um ano marcado por voltas, por incertezas, por dribles, por artes, por sentimentos e principalmente, por mudanças!
Uffa... Como eu cresci no ano que passou! Como eu fui feliz! Fiz novos amigos, arrumei novas brigas, fiz merda, me libertei do casulo, chorei até que meu peito se esvaziasse, reconheci o amor, briguei por ele e percebi o quanto ele tinha mudado, descobri novas sensações, fui à luta, sofri derrotas, mas, venci batalhas! E, no fim das contas passei com apenas uns arranhões pela guerra. Não mais convencida deste tal amor romântico anuncio ao meu peito a busca desta esperança quase morta ou assassinada por mim mesma, dentro de mim.
Vocês, meus amigos leitores, devem estar se perguntando sobre ela, a palavra mais útil, mais amável, mais delicada, a única coisa que Pandora prendeu na caixa.
Aos mais desconhecidos, desprovidos de conhecimento e esclarecimento... Sim, é dela mesmo que eu estou falando... daquela coisa verde, pequena e em formato de inseto: A ESPERANÇA!
E, antes que saiam me perguntando por onde ela anda, digo que continua lá, dentro daquela caixa, trancada... Eu sei que dizem que ela é a última que morre e comigo não foi diferente... Eu estou desprovida dela, do que engrandece todo o ser humano.
Pra mim não há mais amor, não há mais verdade... Descobri aos poucos o que Cazuza sempre deixou à minha frente: "o seu amor é uma mentira que a minha vaidade quer!". As pessoas não anseiam mais amor, não pedem mais amor. Não esperam, não crêem no amor. E, quando as pessoas dizem que amam, não amam porra nenhuma. As pessoas não aprendem que só se ama quando consegue amar-se a si mesmo mais que a qualquer outra coisa. As pessoas não entendem qual é o significado real de amar. Amar é confiar (e confiar não é fácil!), amar é buscar (e buscar é complicado), amar é se entregar, assumir culpas, tolerar (e nada disso é tão simples quanto contar estrelinhas no céu!), Amar é Esperança! (Esperança vem do Esperar. A espera de que tudo pode ser diferente, de que tudo vai mudar, de que o mundo pode ser perfeito! E nada disso é real!).
A perda não é sinônimo de valor não, é de covardia mesmo! É a prova mais concreta que temos de que só se luta por algo quando não há mais jeito. Não tentamos salvar nada enquanto há tempo.
Não colhemos rosas sem luvas ou tesouras porque temos medo dos seus espinhos, não jogamos bola descalços no asfalto porque temos medo das topadas, deixamos de fazer tanta coisa por medo e por cuidado...
Se cuidássemos de dentro como cuidamos do lado de fora, dificilmente, veríamos corações amargurados, feições de tristeza. Não é preciso que amemos as pessoas sem pensar no amanhã, é preciso que saibamos nos amar para amar as pessoas e crer num amanhã melhor. É preciso que as nossas esperanças não se vão... E, as minhas já se foram.
Meu coração começou o ano inchado, reclamando. Sentindo falta do que eu tô desprovendo ele. A minha vida tá me fazendo de marionetes. Assim como eu sei escrever estas linhas, meus amigos, eu sei também que não consigo seguir a risca nenhuma delas e que meu coração ainda tem uma boa caminhada pela frente.
Tô aprendendo, aprendendo na vera que a vida não é feita de ilusões e que todo o amanhã é mais forte, mais sadio quando se está disposto a brigar por ele. E, que é realmente preciso saber viver!
É preciso dançar, é preciso cantar, articular, estudar, sair com os amigos, curtir a vida! é preciso se estressar menos, é preciso fazer tanta coisa que a carroça acaba passando na frente dos bois e nós perdemos o controle das rédeas emocionais e racionais.
E, ser feliz é isso. É conviver com a efemeridade sem achar ruim, sem achar absurdo. É saber que tudo passa, até mesmo os sorrisos.
Viver é tentar sempre. Virar o ano é isso também. Tentar buscar o que você não encontrou em outros caminhos. Apanhar de novo, bater se for preciso! E, jamais dizer que desistiu.
Há coisas que não retornam mais... Porém, há outras que não se deve perder a oportunidade de enxergar. E ver é isso! é compreender que a vida vai além de qualquer uma das nossas decepções, dos nossos desafetos, das nossas rusgas.
Viver é driblar o mal com o bem e marcar um gol. De letra, placa, bicicleta... Não importa... Até um frango é bem-vindo nestas horas... Viver é arriscar... E, arriscar é sinônimo de vitória!

"vejo que aprendi o quanto te ensinei!"

Que o primeiro passo mal-dado do meu 2009 seja apenas o início de mais uma brilhante temporada de crescimento e evolução!

Isso é o que importa!
E, isso nunca passa!

Grande beijo da mocinha aqui!
E, um Feliz 2009 pra todos vocês!


4 comentários:

Lucas de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas de Souza disse...

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima do muro
de hipocrisia que insiste em nos rodear
Eu vejo a vida mais farta e clara
Repleta de toda a satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão
Eu quero crer no amor numa boa
E que isso valha prá qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não
Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo o que há prá viver
Vamos nos permitir

Tava vendo como as letras dessa canção são rebuscadas de esperança e planos...
Devemos nos reinventar, reescrever a canção, tirar a condição futura, jogar pro presente, analisar o pretérito com disciplina e vontade de melhorar.
Quanto ao amor?
Ah, o amor...
Esse... não é pra ser compreendido, e sim sentido.
Corra, fuja, diz que não ama... lá no fundo eu sei que se existe o inexplicável, existe o AMOR
Lucas
Feliz DOISMIL INove BeLL

Rafael Ferrari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Ferrari disse...

Se você não consegue ver a luz no fim do túnel, é porque ela está tão na sua frente que ofusca sua visão. :)